segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Entre a Terra, o Brasil, os Brasis e o sertão: Música


Entre milhões de galáxias, aqui nós nos encontramos, únicos seres inteligentes (as vezes nem tão inteligentes assim) neste Universo que se encontra em expansão, onde a luz não alcança de uma extremidade a outra (isso é física - Odeio Física)....
Estamos a bordo de uma nave chamada Terra, viajamos na terceira órbita do sistema solar...

Pra onde?
Pra onde caminhamos?
Em qual direção seguimos?
Onde nossos passos nos levarão?

Pra onde vamos eu não sei, para onde nós caminharemos tão pouco eu sei, agora em qual direção seguiremos e aonde nossos passos nos levarão, eu sei, ou pelo menos acho que eu sei, seguiremos na direção de nossos sonhos, e serão nossos passo que nos levarão a realização e concretização desses sonhos....

Bem, nesta segunda estou num estado bem critico e animador, minha tendinite voltou com força total (dor no pulso direito) estou com o pulso imobilizado, algumas pessoas me perguntaram se eu resolvi cortar os pulsos (rsrsrs), fiquem seguros que não - ainda não cheguei a este estado lamentável, e nem pretendo - bem este é meu estado crítico. O meu estado animador, muitas coisas boas me aconteceram hoje, tirando a imensa dor no meu pulso, já comprei minha passagem de ida pro Rio, vou dia 21 às 14:30... mas volto sábado, outro ponto animador consegui ingresso para assistir a um cantor muito especial que já tive a oportunidade de assistir a um show em Niterói. Vou assistir a um Show de Vander Lee, bem muitos não conhecem esse cantor de mpb, mas quem ouve chora (existe até comunidade no orkut com esse tema hehehe).

Mas não resolvi falar sobre viagem, show ou sobre Vander Lee, numa dessas coincidências da minha vida (que não são poucas, Graças aos Céus) estava eu hoje no meu orkut, e no som não menos sugestivo: "Vander Lee", quando nas minhas atualizações do orkut, vejo em um álbum de um dos amigos da minha rede social a foto que abre este post. E no Media Player a música "Do Brasil", mas afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra, TUDO...

Embora esta foto não tenha sido tirada no sertão brasileiro (como parece) não foi tirada no nosso nordeste (assim espero!), mostra que poucas vezes nos preocupamos com a realidade nos sertões desses "brasis"....

Muitas das vezes pensamos o Brasil com suas belezas naturais e suas riquezas, sua economia e festas, mas nos esquecemos dos sofrimentos e das tristezas desse povo imenso, varonil e com garbo. Somos realmente Brasileiros regionalistas, esquecemos muitas das vezes das "Marias", dos "Joãos", dos "Josés" e tantos outros que constroem esse Brasil, do Oiapoque ao Chuí, anos atrás fui a feira nordestina no Rio de Janeiro, é interessante como dentro desse imenso país, conversando com brasileiros, me sinto em outro país, conversando com estrangeiros, é estranho, interessante, mas fascinante e ao ter estado na Casa de España no mesmo Rio de Janeiro, encontrei diversos hispano-hablantes, não me senti tão deslocado, coisas da vida....

O Mito popular de que o Sertão um dia foi mar se confirma pela imensa quantidade de sitíos arqueológicos de grandes lagos encontrados pela vasta extensão dos sertões brasileiros. Mas do rachado da terra, existe a esperança do sertanejo na pequena nuvem que se forma no horizonte, no suor do seu rosto e a esperança que aquela pequena nuvem é promessa de chuva, ao calo das mão pela enchada a fazer da terra um seio vasto para sua esperança, para sua alegria, para suas lágrimas, para seu suor, e por fim, no cultivo da terra.

Convidaria aos políticos desse país, para saírem do planalto e fossem mais para a planície, com o povo, fazer do sertão nossa capital.

Quem ainda não leu, o livro de Graciliano Ramos, "Vidas Secas", não conhece esse imenso pedaço de chão, no drama da familia que chora a morte de uma cachorra a mesma familia que come o papagaio para aliviar o flagelo da fome.

Enfim o Barro é arte? Isso e muito mais, me veio a reflexão ao analisar duas expressões de artes: a fotografia e a música.
Agradeço ao fotógrafo por ter tido presença de espirito que só os verdadeiros artitas possuem de ver possibilidade de arte nas coisas mais simples da vida e não tão menos importante Vander Lee por ter proporcionado aos apreciadores de boa música um hino em defesa dos sertões de nossos Brasis....

Ficamos com a expressão? "o Barro é arte, o Brasil é rico, o Sertão um dia foi mar"....


Abraços e Beijos,

*_*JuH*_*


Agradecimento especial ao amigo Caco, Bintencourt pela foto (espero que ele não me processe)

Dia 20 é dia de São Sebastião, amanhã posto alguma coisa sobre São Sebastião e sobre São Sebastião do Rio de Janeiro....

por hora, nada mais justo do que conhecermos a letra da músida de Vander Lee "Do Brasil"

-------------------------------------------------------------------------
Falar do Brasil sem ouvir o sertão
É como estar cego em pleno clarão
Olhar o Brasil e não ver o sertão
É como negar o queijo com a faca na mão

Esse gigante em movimento
Movido a tijolo e cimento
Precisa de arroz com feijão
Que tenha comida na mesa
Que agradeça sempre a grandeza
De cada pedaço de pão

Agradeça a Clemente
Que leva a semente
Em seu embornal
Zezé e o penoso balé
De pisar no cacau
Maria que amanhece o dia
Lá no milharal
Joana que ama na cama do canavial
João que carrega
A esperança em seu caminhão
Pra capital

Lembrar do Brasil sem pensar no sertão
É como negar o alicerce de uma construção
Amar o Brasil sem louvar o sertão
É dar o tiro no escuro
Errar no futuro
Da nossa nação.

Esse gigante em movimento
Movido a tijolo e cimento
Precisa de arroz com feijão
Que tenha comida na mesa
Que agradeça sempre a grandeza
De cada pedaço de pão

Agradeça a Tião
Que conduz a boiada do pasto ao brotão
Quitéria que colhe miséria
Quando não chove no chão
Pereira que grita na feira
O valor do pregão

Zé coco, viola, rabeca, folia e canção
Zé coco, viola, rabeca, folia e canção

Amar o Brasil é fazer
Do sertão a capital...
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Do Brasil

Vander Lee

Composição: Vander Lee

Para ouvir a música "Do Brasil"

Um comentário: